”Crescimento relativo e maturidade sexual morfológica do Aratu-do-mangue, Goniopsis cruentata (Latreille, 1803) (Crustacea: Brachyura: Grapsidae), no município de Extremoz, Rio Grande do Norte.”
Pesquisadora: Thays da Silva Emerenciano.
O aratu-do-mangue, Gonipsis cruentata, é um caranguejo semiterrestre, extremamente ágil, que ocupa praticamente todos os microhabitats existentes no ecossistema de manguezal. Pode ser visto em regiões do supra e médio litoral até entre marés em buracos ou sobre raízes de mangue (Cobo & Fransozo, 2005) e ainda em tocas compartilhadas com outros caranguejos (Olmos & Silva, 2003). Segundo Olmos & Silva (2003) esses caranguejos têm uma dieta diversificada, podendo alimentar-se de propágulos de mangue, detritos vegetais e caranguejos menores.
O trabalho que estamos desempenhando tem como objetivos analisar o crescimento relativo do caranguejo “Aratu” e determinar a maturidade sexual morfológica dos indivíduos da população da espécie. Para que a realização deste trabalho seja possível, estamos fazendo coletas do material biológico no município de Extremoz, Rio Grande do Norte, sendo este o primeiro esforço no estudo do crescimento relativo e maturidade sexual morfológica do G.cruentata no Estado, além de fornecer os subsídios necessários para o ordenamento da pesca, para que haja a exploração correta do recurso já que a espécie possui importância ecológica e socioeconômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário